Pai de Sua Majestade o Rei Erfredo II
Em 16 de maio de 2025, a Casa Real de Glückberg presta homenagem à memória de Sua Alteza Real o Príncipe Guilherme Carlos, Duque de Brigaci, pai de Sua Majestade o Rei Erfredo II do Reino de Glückberg.
Nascido no ano de 1930, no Palácio de Vinterhavn, durante o reinado de S.M. o Rei Karlus VI, o Duque foi educado em ciências políticas e diplomacia no Instituto Real de Bernavia. Serviu como enviado especial à província de Northern Hersia por vários anos, antes de assumir funções administrativas na Casa Real durante o período pós-guerra.
Um modelo de prudência, sabedoria e lealdade
Embora nunca tenha reinado, o Duque de Brigaci teve papel vital na transição do Reino para a modernidade. Como pai de Sua Majestade Erfredo II, cultivou princípios de humildade, liderança calma e serviço ao bem comum — ideais hoje refletidos no atual reinado.
Fiel ao seu papel, viveu uma vida de discrição e simplicidade. Foi patrono das artes, das letras e de várias instituições sociais, sempre distante dos holofotes.
Sua partida e legado
S.A.R. o Príncipe Guilherme Carlos faleceu em paz no dia 16 de maio de 2013, aos 83 anos, em seus aposentos no Palácio de Vinterhavn, cercado por seus entes queridos. A cerimônia de despedida contou com a presença de líderes de diversos países do mundo montfletano e europeu, que vieram prestar tributo a seu legado.
![]() |
| S.A.R. o Príncipe Guilherme Carlos, Duque de Brigaci, em trajo da Ordem dos Cavaleiros da Catedral de São João do Espírito Santo |
“Seu silêncio falava com mais força que mil discursos. Em tempos de incerteza, sua presença era certeza.”
— S.M. o Rei Erfredo II
Uma memória que permanece
Hoje, a nova Biblioteca Real de Falkenskar leva o nome de “Biblioteca Duque de Brigaci”, e, todos os anos, neste dia, a Casa Real promove cerimônias de lembrança para honrar aquele que foi chamado de “a coluna silenciosa do trono”.
{fullWidth}

